sábado, 26 de abril de 2008

VISIONARIO OU MALUCO?

de Denise Dweck e Fernando Valeika de Barros, Revista Exame, Ed 914 de 03/2008.

Resumo:

A matéria fala sobre um empreendedor israelense chamado Shai Agassi, um empreendedor inovador e superconfiante que tem um projeto de montar uma rede de distribuição de energia elétrica para abastecimento de uma frota de carros elétricos a ser implementada em Israel.
Apesar de ser relativamente jovem, tem 39 anos, Agassi sempre foi precoce, empreendor e muito confiante de si mesmo. Aos 7 anos já tinha programada seu próprio computador e aos 21 abriu sua primeira empresa.
Apesar de a idéia do carro elétrico não ser uma idéia nova, esse israelense acredita que a idéia ainda não é usada em larga escala porque não uma rede de abastecimento pronta para quando o cliente adquirir o carro elétrico. Para poder levar em frente essa idéia ele conta com um planejamento bastante meticuloso e conseguiu apoio de varias empresas, montadoras de carros e do governo local.

Análise:

Os autores da matéria tem o propósito não só de informar como também de inspirar as pessoas através do exemplo desse israelense empreendedor que desistiu de emprego onde tinha uma posição de destaque dentro da empresa para tentar um novo negocio ate então sem precedentes em seu pais.
O que mais chama a atenção é o fato de ele perseguir seu sonho não só com perseverança, mas também com esforço e muito planejamento.
Para qualquer pessoa que queira se aventurar em um novo negocio o planejamento é primordial para se alcançar o sucesso desejado. Deve se ter em mente todos os aspectos possíveis e imagináveis que irão influenciar, também se deve ter em mão todas as informações necessárias sobre o negocio que se quer investir e sobre o mercado onde se vai atuar para assim ter maior chance de ter mais sucesso em um novo empreendimento.

sábado, 12 de abril de 2008

ELES ESTÃO ABRINDO CAMINHO, Ana Luiza Herzog, Revista Exame, Ed 914 de 03/2008.

Resumo:
A matéria fala sobre um grupo de Empreendedores Brasileiros que vê nos negócios verdes uma via de inovação, de aproximação com um mercado nascente e crescente, e além da ideologia uma forma de fazer dinheiro. A matéria mostra que muitos deles ainda estão no estagio inicial de seus empreendimentos, embora alguns deles já comecem a prosperar com empreendimentos que se aproveitam da onda verde. Um deles é Luiz Chacon Filho, Presidente da SuperBac, uma empresa especializada em biotecnologia para tratamento de resíduos. Esse administrador ganha dinheiro com bactérias. Sua empresa desenvolve e seleciona bactérias que podem ser usadas para eliminar os mais diferentes tipos de resíduos. Empresas como a Coca-Cola, Natura e Unilever usam a tecnologia da SuperBac para acelerar o funcionamento de estações de tratamento de efluentes e eliminar odores. Graças a isso a Superbac deve fechar o ano de 2008 com um faturamento de R$ 13.000.000,00.

Análise:
A autora da matéria é ao mesmo tempo ousada e informativa. Nesta matéria publicada na revista Exame ela entrevista vários presidentes de empresas que ganham dinheiro graças ao fato de serem empreendedores em varias iniciativas ligadas ao meio ambiente.
Um desses entrevistados é um administrador relativamente jovem de São Paulo que criou um negocio que se aproveita de bactérias para a decomposição acelerada de resíduos. O que impressiona é que as bactérias são uma coisa que se encontra com uma abundância absurda na natureza e que não tem custo praticamente zero.
Isso mostra que as soluções mais simples às vezes são as melhores, e que às vezes a solução de um problema esta bem na nossa frente e não nos damos conta disso. A criatividade e imaginação são a matéria prima das mais geniais invenções e toda empresa que deseja sobreviver em ambiente de hipercompetição como o que estamos vivendo não poder abrir mão dessas duas coisas.