quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Escolas Terão Atividades de Empreendedorismo

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepeneurship) Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.



Resenha do Capitulo 01 (pág. 1 a 27)

Nesta obra Drucker nos fala da importância do empreendedor no mundo moderno e da necessidade de profissionalização desses empreendedores através de praticas e princípios demonstrados ao longo do livro.
No primeiro capitulo é comentado sobre a importância de pessoas inovadoras e empreendedoras, e como essas pessoas mudaram um cenário que se previa ser de recessão e falta de emprego para um cenário de crescimento econômico e grande oferta de empregos.
Os economistas do final dos anos 70 acreditaram que por causa do auto índice de natalidade após a 2ª Guerra Mundial, e do desaceleramento das industrias americanas e do setor publico americano (que eram os maiores empregadores da época), não haveria no futuro empregos suficientes para as crianças do chamado “Baby Boom“.
Naquela época os jovens que ingressavam no mercado de trabalho só pensavam em trabalhar em grandes industrias, hospitais, universidades, e empregos públicos. Mas ao mesmo tempo novas empresas foram surgindo em novos setores como informática, serviços e tecnologia, essas empresas criaram novas vagas em mercados que até então não existiam e tiveram um crescimento que contrariou os economistas da época.
Graças a esses empreendedores toda uma economia se livrou de uma possível recessão. O que mostra que boas praticas de inovação e empreendedorismo são necessárias para que surgam novas empresas e novas vagas de emprego sejam criadas.


Matéria: Escolas terão atividades de empreendedorismo, Antero Gomes e Clarissa Monteagudo, O Globo, 08/09/2008

A matéria fala sobre uma idéia da Secretaria Estadual de Educação de fazer um projeto para ensinar a estudantes do ensino médio noções de empreendedorismo. O objetivo deste projeto não é transformar o assunto em uma formula matemática em sala de aula, mas sim formar cidadãos que sejam protagonistas de sua vida profissional, sejam como empregadores ou sejam como patrões em seu próprio negocio.
Para isso uma equipe da secretaria esta fazendo varias pesquisas com profissionais e professores para escolher qual a melhor metodologia para colocar esse projeto em pratica já em 2009.
A idéia é trabalhar os conceitos sem transformá-los em uma nova disciplina, e pretendem fazer isso de uma forma lúdica, como por exemplo os alunos participarem cuidando de todos os detalhes do planejamento e organização de uma festa junina.

Análise:

Os fatos mostrados na matéria comprovam e sustentam tudo o que Drucker diz no primeiro capítulo do seu livro. O fato que Drucker narra é tão grande importância que provavelmente será ensinado e estimulado aos jovens nas escolas desde cedo.
Devido à competição cada vez mais acirrada em todos os lugares do mundo por causa do capitalismo e da globalização, é necessário que os empreendedores que já estão no mercado e os que irão entrar tenham alem de boas idéias ferramentas para poder colocá-las em pratica. Essa iniciativa de ensinar empreendedorismo aos jovens nas escolas é uma excelente idéia, pois dará uma noção aos nossos futuros empreendedores de ter uma postura mais profissional com seus próprios negócios e dos desafios que irão enfrentar.
E através disso transformar suas próprias realidades e as de quem os cercam.