sábado, 26 de abril de 2008

VISIONARIO OU MALUCO?

de Denise Dweck e Fernando Valeika de Barros, Revista Exame, Ed 914 de 03/2008.

Resumo:

A matéria fala sobre um empreendedor israelense chamado Shai Agassi, um empreendedor inovador e superconfiante que tem um projeto de montar uma rede de distribuição de energia elétrica para abastecimento de uma frota de carros elétricos a ser implementada em Israel.
Apesar de ser relativamente jovem, tem 39 anos, Agassi sempre foi precoce, empreendor e muito confiante de si mesmo. Aos 7 anos já tinha programada seu próprio computador e aos 21 abriu sua primeira empresa.
Apesar de a idéia do carro elétrico não ser uma idéia nova, esse israelense acredita que a idéia ainda não é usada em larga escala porque não uma rede de abastecimento pronta para quando o cliente adquirir o carro elétrico. Para poder levar em frente essa idéia ele conta com um planejamento bastante meticuloso e conseguiu apoio de varias empresas, montadoras de carros e do governo local.

Análise:

Os autores da matéria tem o propósito não só de informar como também de inspirar as pessoas através do exemplo desse israelense empreendedor que desistiu de emprego onde tinha uma posição de destaque dentro da empresa para tentar um novo negocio ate então sem precedentes em seu pais.
O que mais chama a atenção é o fato de ele perseguir seu sonho não só com perseverança, mas também com esforço e muito planejamento.
Para qualquer pessoa que queira se aventurar em um novo negocio o planejamento é primordial para se alcançar o sucesso desejado. Deve se ter em mente todos os aspectos possíveis e imagináveis que irão influenciar, também se deve ter em mão todas as informações necessárias sobre o negocio que se quer investir e sobre o mercado onde se vai atuar para assim ter maior chance de ter mais sucesso em um novo empreendimento.

Um comentário:

ELIAS disse...

ELE NÃO É MALUCO É AUDACIOSO, SÓ NÃO SEI SE ELE CONSEGUIRÁ, POIS TEM AS PESSOAS CONTRARIAS À SUA IDEIA, MAS TORÇO PARA QUE PESSOAS COMO ELE POSSAM TER SUCESSO POIS O MUNDO NECESSITA DE GENTE ASSIM.
E NO BRASIL SERÁ QUE ELE TERIA O APOIO QUE ELE TEM EM SEU PAÍS?