terça-feira, 13 de maio de 2008

NOVO VENTOS PARA O TEXAS, Tatiana Gianini, Revista Exame, Ed 917 de 05/2008.


Resumo:

Essa matéria fala sobre o empresário americano e magnata do petróleo Boone Pickens, uma pessoa que começou do nada, seu primeiro negocio foi graças a um empréstimo que conseguiu na época, nos anos 50, de 2500 dólares, com o qual montou uma pequena empresa exploradora de petróleo no Texas. Hoje aos 79 anos e alguns bilhões de dólares mais rico ele se volta para o seu mais novo empreendimento, a construção de uma fazenda eólica que terá a capacidade de gerar aproximadamente 4000 megawatts, mais do que toda a capacidade de produção conjunta de energia de Portugal e Holanda. A saga deste empreendedor mostra o que está acontecendo no Texas, estado cuja economia dependia exclusivamente do petróleo e agora implanta uma política de diversificação para diminuir esta dependência.

Análise:

O que matéria pretende é informar e nos inspirar com o exemplo deste empreendedor que mesmo já tendo uma vida completamente estruturada financeiramente, decidiu que sempre devemos estar atentos às oportunidades e são pessoas como ele que transformam o mundo.
Devemos ficar atentos a todas as oportunidades para que quando a oportunidade chegar estejamos prontos para conquistá-la. Alem disso não podemos ter medo de perseguirmos nossos ideais, mas sempre com os pés no chão. No momento em que já temos uma boa idéia é necessário traçar a estratégia para alcançar o objetivo, e um planejamento minucioso de todos os detalhes possíveis sobre o projeto, uma bom planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Tendo tudo isso, e o capital é claro, é só pormos mãos-a-obra e irmos em frente.

Nenhum comentário: