quinta-feira, 22 de maio de 2008

FÁBRICA SOB ENCOMENDA, Denise Dweck, Revista Exame, Ed 918 de 21/05/2008.

Resumo:

Esta matéria fala sobre novas empresas que produzem diversos itens, de camisetas a móveis em pequenas quantidades, bastando apenas enviar o design pela Internet.
Esse novo tipo de empresa une o alcance da Internet com a flexibilidade de máquinas modernas para transformar em tempo recorde, idéias em produtos – com pouquíssimo investimento inicial. Apenas com idéias, designers podem fabricar jóias, moveis, vestidos e vários outros itens e expô-los na Internet.
O principio básico desse negocio é terceirizar o trabalho pesado e manter a propriedade intelectual. A matéria mostra vários exemplos, entre eles o de uma camisaria que fabrica camisas sob encomenda. Ela trabalha em um modelo de parceria com vários designers, ela fornece a infra-estrutura de comercio eletrônico e 10% do valor bruto da venda, enquanto os designers podem expor fabricar seus produtos e expor suas idéias.

Análise:

Esta é uma matéria apenas informativa e mostra que com uma boa idéia na cabeça qualquer um pode ir longe. Essas empresas que usam esse modelo de produtos personalizados sob encomenda exploram um nicho de mercado que as grandes empresas muitas vezes ignoram.
Apesar de fabricarem produtos em pequenas quantidades, elas lucram pelo grande leque de opções que dão aos clientes o que gera uma variedade gigantesca de itens. Isso é muito bom para o cliente que obtém um produto que pode ser projetado por ele e por isso ser totalmente exclusivo.
Aliando a isso a rapidez da entrega, essas empresas que atuam no ramo de produtos personalizados pela web conseguem a satisfação e fidelização do cliente, o que com certeza é algo importantíssimo para a sobrevivência das empresas.

Nenhum comentário: