quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"COM A CARA DA CLASSE C"

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepeneurship) Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

Resenha do Capitulo 02 (pág. 27 a 196)

Logo no primeiro capitulo o autor fala sobre o pensamento corrente sobre o que é visto como empreendedorismo e o que ele julga como verdadeiro empreendedorismo.
Na visão do autor empreendedorismo é visto como uma ou mais pessoas se aventuram a abrir o seu próprio negocio e tornarem-se patrões de sis mesmas. Mas para Drucker o empreendedorismo se caracteriza por criar uma nova demanda para o que antes não existia, e como principal ferramenta tem-se a inovação.
O autor fala que tanto o empreendimento como a inovação podem ser sistematizados e mostra o que acredita ser as sete fontes de oportunidade inovadora que são: O inesperado (sucesso, fracasso ou evento externo); A incongruência (entre a realidade como ela é e a realidade que se espera); Necessidade do Processo; Mudanças na estrutura da industria ou do mercado; mudanças demográficas; Mudanças em percepção, disposição e significado; e Conhecimento Novo (científico e não-científico.
Basicamente todas essas fontes de oportunidade inovadora podem ser resumidas a estar atento a todas as oportunidades que surgirem e ter um pensamento crítico sobre o ambiente interno e externo da empresa, e principalmente senso de oportunidade.
Através de vários estudos de casos Drucker (1987) expõe que uma situação que muitas vezes pode ser vista como fracasso na verdade pode conter os elementos que a empresa precisa para lançar um novo produto ou serviço no mercado. Os administradores também devem ficar atentos ao sucesso inesperado que pode advir de alguma estratégia da qual não se esperava retorno elevado e que de repente dá um retorno além do esperado. Nesta situação o senso de oportunidade também é importante já que a empresa pode descobrir uma demanda que antes não existia e assim melhorar sua posição no mercado.
Dessa forma o autor está totalmente correto em afirmar que a inovação pode ser deliberada tanto através de pesquisas quanto da observação atenta de todos os cenários e de se aproveitar as oportunidades quando estas surgirem.

Matéria: Com a Cara da Classe C, Ana Luiza Herzog, Revista Exame, 24/09/2008

A matéria fala sobre uma idéia simples mas que pode gerar oportunidades inovadoras. A empresa Positivo Informática que fabrica computadores para uso domestico e em escritórios.
Os executivos da empresa já sabiam que seus consumidores tinham o habito de decorar os seus computadores com fotos de amigos e familiares, adesivos e coisas do gênero, e com isso também perceberam que essa poderia ser uma oportunidade de explorar uma demanda ainda não explorada e que poderia gerar uma nova linha de produtos.
Com essa idéia na cabeça contrataram uma empresa de design para prestar consultoria a esse respeito, e essa empresa descobriu que principalmente entre a classe C o computador era o centro da casa, sendo decorado com imagens e até com toalhinha de mesa.
Com o resultado desta pesquisa a Positivo Patenteou um novo tipo de gabinete para computador o qual deverá ser lançado no mês de outubro.

Análise:

O que a matéria mostra é que oportunidades inovadoras podem ser deliberadas e em certas ocasiões não demandam muitos recursos para consegui-las.
Uma observação atenta da realidade na qual a empresa está inserida e principalmente, ouvir atentamente os consumidores, suas queixas e seus anseios, pode ser a melhor e mais barata maneira de conseguir inovações preciosas as quais poderão posicionar as empresas em melhor posição no mercado e até gerar novas demandas que antes não existiam.
Essa matéria reflete o que Drucker (1987) fala sobre fontes de oportunidades inovadoras, neste caso especifico a empresa verificou uma característica inesperada no uso de seus produtos e viu isso como uma oportunidade de inovar e criar valor para seus consumidores, criando um novo tipo de produto que vai de encontro com as necessidades de seus consumidores e com os seus valores.

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