sexta-feira, 31 de outubro de 2008



DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepeneurship) Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

Resenha da Parte 04, Capítulos 16, 17, 18, 19 e Conclusão (pág. 285 a 364)

Há varias estratégias para poder colocar em pratica as idéias inovadoras e empreendedoras de um novo negócio, ou de uma empresa que já esteja bem estabelecida no mercado. Nesta obra o autor enumera quatro estratégias que podem ser usadas separadamente, mas nada impede que sejam usadas combinações delas.
A primeira estratégia é chamada “Com Tudo e pra Valer”. Nesta estratégia o que vale é tentar colocar todas as energias e mentes da empresa em ação com o único objetivo de ser a líder do mercado. Porem esta estratégia é muito arriscada pois se não for bem sucedida logo de primeira a empresa poderá amargar prejuízos irrecuperáveis, por isso antes de se usar esta estratégia é necessário em planejamento muito bem feito.
A segunda estratégia se chama “Golpeá-los Onde Não Estão”. Ela se baseia em observar atentamente o mercado a procura de áreas ainda não exploradas ou brechas deixadas em áreas que estão sendo mal atendidas. Esta estratégia sés divide em “Imitação Criativa” e “Judô Empreendedor”. A imitação criativa não é apenas a imitação de uma idéia que já teve, é na verdade um aprimoramento e uma releitura de uma idéia que não foi bem aproveitada em todo o seu potencial. Judô empreendedor seria como aproveitar uma brecha em uma estratégia errada de uma concorrente e com isso conseguir uma melhor posição no mercado, isso acontece porque muitas empresas não percebem as oportunidades que tem a sua frente, e por isso um concorrente pode aproveitar isso e roubar os clientes de outra empresa.
A terceira estratégia é “Nicho Ecológico”, esta estratégia se baseia em conseguir se posicionar em um segmento de mercado que seja tão pequeno que torna praticamente impossível a concorrência. O problema dessa estratégia é que muitas empresas ao adotá-las ficam dependentes de uma única atividade especializada, caso sejam inventadas novas maneiras de fazer o que ela faz provavelmente a empresa vai a falência.
A quarta estratégia se chama “Mudança de Valores e Características” e se baseia em pegar um produto e serviço que já existe e agregar novos valores e características a eles, de modo satisfazerem as necessidades dos consumidores que antes estavam sendo parcialmente ou mal atendidas.
Concluindo o livro Drucker(1987) fala sobre a importância de se transformar a sociedade atual em uma sociedade empreendedora, na qual todos os segmentos, principalmente o setor público, tenham o compromisso permanente com a inovação e o empreendedorismo como forma de se mudar o mundo e a sociedade em que vivemos.
Acredito que como sempre as idéias de Drucker são exatas e perfeitas. O empreendedorismo poderia ser benéfico para toda a sociedade e não só as empresas, se todas as atividades pudessem contar com um bom planejamento e controle, e com a idéia de sempre se tentar melhorar o que já existe e criar idéias novas, as chances de sucesso seriam com certeza maiores.

Matéria: A Loja Virou Parque, Adriana Pavlova, Revista Exame, 24/09/2008

Na tentativa de atrair mais clientes, lojas da Europa e dos Estados Unidos transformam suas lojas em verdadeiros parques temáticos e de entretenimento, com cachoeiras, lagos, paredes de escalada e todo tipo de parafernália tecnológica.
Essas lojas estão transformando a experiência do consumidor ao não limitá-las apenas a pontos de vendas, e sim lugares de entretenimento onde o cliente não apenas compra o produto mas também pode fazer um verdadeiro test-drive do equipamento ou produto que estiver comprando.
A Globetrotter da Alemanha é uma loja que vende produtos para a pratica de esportes e montou uma loja que faz com que o cliente fique imerso totalmente no universo só que esta comprando. A loja tem um pequeno lago onde podem ser testados de caiaques a roupas de mergulho. Tem paredes de escalada para que possam ser testados produtos relativos a alpinismo. Câmaras frigoríficas onde podem ser testados equipamento e roupas para áreas geladas equipadas com câmeras infravermelhas que vêem o calor que esta sendo liberado. Alem de ter uma decoração que tem a ver com todo os produtos que são vendidos nas lojas.
Por isso a loja corresponde ao faturamento de 10% da rede de lojas e recebe visitantes de outras cidades.

Análise:

O caso registrado acima reflete o uso de duas estratégias, a primeira delas corresponde a “Golpeá-los Onde Não Estão” e a outra é “Mudança De Valores E Características”.
Ela se enquadra na primeira estratégia porque a empresa citada acima apesar de atuar em uma área com grande concorrência e de vender produtos também vendidos pela concorrência, inovou porque observou o mercado e ouviu os consumidores, através disso viu que havia áreas que podiam ser melhores exploradas e também que podia aumentar a satisfação do cliente, e assim fidelizá-lo.
O porque do enquadramento na segunda estratégia é porque a empresa resolveu agregar novos valores e características as suas lojas, e de transformar a experiência de compra em algo que dê satisfação e prazer ao cliente, o que faz que além de comprar um produto ele compra uma experiência completa. Isso fica gravado positivamente em sua mente e fará que provavelmente ele volte a loja, fique mais tempo, e traga novos clientes com ele.

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